Amma: Sri Mata Amritanandamayi - Portugal
Página principal   Sobre a Amma |   Actividades humanitárias | Eventos/Retiros | Contactos | Mapa do site | Últimas Notícias
       
Menu   Desastres
Naturais
Menu   Casas Gratuitas
Menu   Ajuda
Humanitária
Menu   Projectos Sociais
Menu   Cuidados de Saúde
Menu   Educação e Formação
Menu   Projectos de Educação Especial
Menu   GreenFriends ™

Cuidados de Saúde

Quando criança, a Amma passava o seu tempo livre a cuidar dos idosos e dos doentes da sua Actividades humanitáriasaldeia, os quais frequentemente não tinham mais ninguém que tomasse conta deles. Mais tarde, quando começou a dar darshan várias noites por semana, um leproso chamado Dattan, o qual estava coberto de chagas e tinha sido afastado pela sociedade, procurou a Amma como a sua última esperança. No final de cada darshan, ela cuidava dele como se fosse o seu próprio filho, chegando mesmo a lamber as suas feridas abertas. Através do seu sankalpa (resolução), as feridas de Dattan foram curadas.

Hoje em dia, muitos milhares vão até à Amma como a sua última esperança, e ela responde às suas preces. Cada um dos ashrams subsidiários espalhados pela Índia tem uma farmácia gratuita. No seu ashram de Amritapuri existe um hospital caritativo que trata de milhares de pessoas por semana. Existe ainda um hospício para doentes de cancro nos arredores de Bombaim e um centro para doentes de SIDA em Trivandrum. Os programas de longo alcance para comunidades remotas vão desde visitas domiciliárias a doentes terminais, a campos de tratamento neurológico e tratamento gratuito para epilepsia e diabetes. Quando o devastador terramoto atingiu a província de Gujurat em Janeiro de 2001, os médicos da Amma foram os primeiros a chegar ao local e os últimos a partir. Mas acima de toda esta obra sobressai o AIMS, o hospital multi-especialidades de 1300 camas da Amma em Cochim, no Kerala, o qual proporciona tratamento médico de qualidade a todos, independentemente da sua capacidade de pagar. Depois da sua estadia no AIMS, muitos doentes e visitantes dizem que não sentem que estiveram num hospital, mas num templo de amor e compaixão.

Podemos ainda encontrar a Amma a cuidar dos que sofrem com as suas próprias mãos, massajando as pernas paralizadas de um devoto, ou beijando a testa dilatada de um bebé com uma malformação congénita. Inspirados pelo exemplo da Amma, milhares de pessoas têm-se dedicando a servir os pobres, os doentes e os que sofrem; desta maneira, as suas mãos multiplicaram-se.



Hospital AIMS

Este hospital de 1.300 camas, com mais de 30 departamentos de especialidades clínicas, juntamente com as demais instituições de saúde da Math, trataram mais de 2.097.000 doentes entre 1998 e 2006. De entre estes, 751.098 doentes receberam tratamento totalmente gratuito.

O Instituto Amrita de Ciências Médicas e Investigação (AIMS – Amrita Institute of Medical Sciences and Reseach), fundado em 1998, providencia atendimento médico de grande qualidade num espírito de compaixão para com todos, oferecendo o máximo possível de tratamentos gratuitos, ou a muito baixo preço, aos necessitados.

AIMS – projectos médicos de longo alcance

O longo alcance do AIMS: da esquerda para a direita: acampamentos de medicina geral, oftalmológicos e dentários em zonas urbanas e em comunidades tribais; hospital para povos tribais em Kalpetta, Kerala; hospital no local de peregrinação de Sabarimala; cuidados paliativos no domicílio de doentes terminais pobres.

Os departamentos do hospital AIMS monitorizam doenças com elevadas taxas de prevalência na população, através de campanhas de educação e tratamento junto das comunidades.

 

As deformações dos lábios e do palato, a febre reumática e a diabetes, são doenças de alto risco no Kerala.

Lares – farmácias – clínicasActividades humanitárias

Da esquerda para a direita: a M.A.Math tem hospitais locais no ashram de Amritapuri, Kerala, e em Bogadi, Karnataka. Providencia assistência a doentes terminais num lar em Bombaim, onde também tem uma farmácia gratuita, e num lar de cuidados paliativos em Trivandrum.

Ayurveda

A Escola de Ayurveda da Universidade inclui um hospital de 150 camas, cujas instalações estão equipadas com tecnologia de ponta. A sua clínica externa faz ainda terapia de panchakarma, um tratamento tradicional de purificação profunda.