Amma: Sri Mata Amritanandamayi - Portugal
Página principal   Sobre a Amma |   Actividades humanitárias | Eventos/Retiros | Contactos | Mapa do site | Últimas Notícias
       
Menu   Desastres
Naturais
Tsunamis e Tufões
    Terramoto e Cheia
    As Nações Unidas e a M.A.Math
Menu   Casas Gratuitas
Menu   Ajuda
Humanitária
Menu   Projectos Sociais
Menu   Cuidados de Saúde
Menu   Educação e Formação
Menu   Projectos de Educação Especial
Menu   GreenFriends ™

Tsunamis e Tufões

Filipinas 2013

A Amma anunciou que vai doar um pacote para ajuda e recuperação no valor de 2 milhões de dólares para as pessoas afetadas pelo super tufão Haiyan nas Filipinas.

Metade do pacote de ajuda da Mata Amritanandamayi Math ( MAM ) será em dinheiro, e o restante será aplicado na educação infantil. Este pacote virá do Centro Amritanandamayi Mata, na Califórnia.

O tufão Haiyan, que se acredita ter sido a pior tempestade a atingir as Filipinas, afetou 13 milhões de pessoas e destruiu um milhão de casas.

"Eu fiquei muito angustiada ao ouvir sobre esta devastação, que tirou a vida a tantas pessoas inocentes nas Filipinas e que acrescentou um imenso fardo àqueles que já viviam na pobreza. Num momento fatídico, a tempestade arrebatou os sonhos e as esperanças de centenas de milhares de outras pessoas que sobreviveram ao desastre inicial. Durante este tempo de imensa agonia e tristeza, o coração da Amma vai ao encontro daqueles que suportaram esta tragédia e reza pela sua paz e força mental. Ela também oferece as suas orações às almas que partiram. ", Disse a Amma.

 

 

 

Japão 2011

A Amma anunciou a doação de um milhão de dólares para auxílio e reabilitação das vítimas do desastre do Japão, particularmente para a educação das crianças que perderam os pais no devastador tsunami de 11 de Março de 2011.

A Amma visitou campo de refugiados do tsunami no Japão- 25 Julho, Tóquio.

Durante os programas de Tóquio, muitas pessoas de áreas afectadas pelo tsunami vieram procurar o consolo e a orientação da Amma. Várias choraram nos seus braços ao partilharem com ela a sua dor. Expressaram também a sua preocupação relativamente às ameaças nucleares. Ao ver o sofrimento destas pessoas, a Amma decidiu visitar a zona do desastre e um dos campos de refugiados, a 500 km de Tóquio. Este era um pavilhão desportivo reformulado, com divisórias de cartão, alojando 200 refugiados.
A Amma dirigiu-se aos residentes com as seguintes palavras inspiradoras “ Vocês acabaram de atravessar experiências dolorosas, e ainda estão para sair desse choque. A situação é tal que não há palavras que vos possam dar paz. A Amma está aqui só para partilhar o sofrimento que vocês estão a passar. Há certas situações na vida em que não podemos fazer nada senão aceitar. Esta é uma dessas situações. Se perguntarem a um músico de onde é que a música vem ele dirá ‘vem dos meus dedos, ou da minha garganta, ou do meu coração’. Mas se vocês fizerem uma cirurgia ao dedo, à garganta ou ao coração não vão encontrar música. Na realidade a música vem do além. Nós temos que entender as limitações das nossas acções e o lugar da Graça de Deus na nossa vida. Mantendo a fé nesse poder, meus filhos, rezem pela Graça. Como qualquer outra decisão, a felicidade é também uma decisão. Tomem a resolução de que seja o que for que aconteça, eu vou ser feliz, eu vou ser corajoso. Sem perder a auto-confiança ou a fé em Deus, sigam em frente”.
Após alguns minutes de meditação em silêncio, a Amma dirigiu o grupo em orações pelos que partiram. Sabendo que os residentes tinham perdido tudo, a Amma deu-lhes vários artigos de utilidade doméstica para ajudar a melhorar a sua vida no centro.

 

 

 

Actividades humanitárias

Tsunami, Sul da India e Sri Lanka. 2005

Em 2005, no rescaldo do tsunami, a Amma visitou as regiões devastadas e levou consolo a vários milhares de pessoas por todo o sul da Índia e no Sri Lanka. Em poucos dias a Amma organizou o fornecimento de alimentos, lares temporários e Cuidados de Saúde a 30.000 habitantes do litoral este e oeste da Índia. No intervalo de poucas semanas foram construídos abrigos temporários para 550 famílias. A M.A.Math deu formação profissional a 2.500 habitantes do litoral em ofícios que lhes trarão segurança económica independentemente da época do ano, contrariamente ao que acontecia quando estavam dependentes do trabalho sazonal da pesca. A M.A.Math doou 700 barcos de pesca a pescadores (cada barco dá sustento a 7 famílias) e 600 máquinas de costura a mulheres para que possam trabalhar como costureiras.

  • A Amma mobilizou mais de 20.000 voluntários indianos e internacionais nos 3 meses seguintes ao tsunami.

  • Barcos novos para pescadores no Kerala

  • Aulas de costura

  • Alimentando os residentes dos abrigos temporários construídos pela M.A.Math no Kerala.

AUXÍLIO DE LONGO PRAZO

  • A ponte Amrita Setu, construída pela M.A.Math sobre as águas intercostais, no Kerala. A ponte permite a evacuação de 15.000 habitantes da península em apenas meia hora.

Kerala
  • Aldeamento, Ernakulam, Kerala

  • Casas construídas nas propriedades das famílias, Alappad, Kerala

Sri Lanka
  • Apartamentos em Thekkawatta, Kalutara, Província Ocidental

  • Apartamentos em Periyanilavanai, Ampara, Província Oriental

Adaman
  • Casa pré-fabricada, construída para enviar para a ilha Adaman

Tamil Nadu
  • Pudukkupam, Cuddalore

  • Samanthampettai, Nagapattinam

  • Mela Pattinacherry, Nagapattinam

  • Pandagasalai, Nagapattinam

  • Vadakku Vanchiyoor, Kairakal, Pondicherry

  • Aldeamento em Kanyakumari

6.200 CASAS

A M.A.Math construiu 6.200 casas à prova de tsunami e a ponte de evacuação Amrita Setu. No final de 2006, depois de dois anos de auxílio, que chegou até ao Sri Lanka e às ilhas Adaman e Nikobar, a quantia que a M.A.Math usara no auxílio às vítimas do tsunami atingia os 46 milhões de dólares – o dobro da quantia inicialmente prevista. A M.A.Math foi a primeira ONG a completar casas para as vítimas do tsunami na Índia, e foi ainda a 1ª ONG a oferecer a construção de casas no Sri Lanka.